Dia 13 de abril é "Dia Internacional do Beijo". Que tal celebrarmos conhecendo a história por trás do beijo mais famoso já fotografado?
Tal fotografia foi tirada por Alfred Eisenstaedt em 14 de agosto de 1945, e é mais conhecida como O Beijo. Alfred estava fotografando americanos que sairam às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial quando encontrou um marinheiro super animado, agarrando todas as moças que encontrava pela frente, como o próprio fotógrafo conta: "No Dia da Vitória, vi um marinheiro que vinha agarrando todas as moças que encontrava. Saí correndo junto a ele com minha Leica, olhando para trás por cima do meu ombro. Então, de repente, vi alguma coisa branca sendo agarrada. Girei em torno e cliquei o momento em que o marinheiro beijava a enfermeira."
Depois de 35 anos, a enfermeira foi identificada como Edith Shain, quando em 1980, já com 62 anos, ela enviar uma carta para o fotógrafo dizendo: "Nunca assumi publicamente porque podia colocar-me numa posição pouco digna. Mas agora os tempos mudaram."
A revista Life tentou identificar o marinheiro, mas apareceram 11 candidatos dizendo que eram eles. Mas o especialista forense, Lois Gibson, realizou um teste de biometria e descobriu que o tal marinheiro bejoqueiro era Glenn McDuffie, um veterano de guerra de 80 anos, que tinha medo de morrer antes de resolver essa questão. Gelnn disse que estava esperando o metro quando soube do final da guerra e saiu correndo para comemorar. Ele disse: "Fiquei tão feliz que saí para a rua, quando vi a enfermeira, corri para ela e beijei-a”. Disse também que não trocou palavra alguma com a moça, apenas o grande beijo.
E parece que Alfred Eisenstaedt gostava mesmo de fotografar casais se beijando. Confira algumas outras fotografias do artista:
Aproveite o Dia do Beijo e beije muuuuuuuito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário