segunda-feira, 12 de abril de 2010

Espartilho ou Corset

O Espartilho ou Corset surgiu no século 16, e seu objetivo maior era manter a postura das mulheres. Mas por volta do século 19, após a invenção dos ilhóses e o uso de barbatanas de baleia que o foco principal de seu uso se voltou para a cintura, quando começou a chamada era Vitoriana, onde as mulheres tinham cinturas minúsculas. Pena que no ínicio do século 20 o espartilho caiu em desuso, após a invenção do sutiã. Mas a felicidade das pin ups de plantão, alguns estilistas trouxeram a peça de volta à moda.

Desde o século 16 para cá, eles mudaram bastante. Eram feitos com tecidos pesadamente engomados, hoje usados em tapeçaria e reforçados com junco e cordas engomadas. Atualmente as peças são muito mais leves, feitas com barbatanas ortopédicas.

Os espartilhos podem ser usados para vários fins, seja por baixo da roupa, ele sozinho, ou até mesmo como lingerie.


Curiosidades

- Antigamente só as mulheres que pertenciam à nobreza podiam usar espartilho. E, quanto menor fosse à cintura delas, maiores eram as condições financeiras dos seus maridos. Isso porque elas não trabalhavam e cuidavam somente da beleza, logo os maridos tinham que ser ricos para sustentá-las;

- Quando o padrão “cintura de pilão” foi instaurado, usar espartilho era sinônimo de elegância. Quanto mais apertado, melhor. Algumas mulheres chegavam a desmaiar, pois ficavam sem fôlego enquanto outras chegavam a quebrar algumas costelas, tamanha a força com que apertavam a peça;

- Usando espartilho diariamente é possível diminuir o tamanho da sua cintura e acabar com os pneuzinhos. O tempo para que isso aconteça pode variar, mas em seis meses dá para perder o equivalente a 6 cm. Parece pouco, mas é muiiiita coisa. Além do disso é melhor que lipo, não é?







3 comentários:

  1. Como faz para comprar o rosa? EU QUEERROOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. Gente, q lindos *-* pena q nao serve nd disso em mim! uahsuahus
    obrigada por passar no meu blog, fico feliz que tenha gostado da música, já estou te seguindo aqui!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Lindos, mas acho que ñ usaria.... eu já fico sem ar só de olhar ^^

    Já add seu link no meu blog e já estou te seguindo tb =)

    Gostei do seu cantinho e das suas tatoos!

    Bjoks!

    ResponderExcluir