sexta-feira, 4 de junho de 2010

Rosie, the Riveter


"Rosie, the Riveter" foi um personagem criado para que as mulheres da década de 40 pudessem dar sua contribuição para a II Guerra Mundial, ela foi criada a partir de uma canção patriótica de Redd Evans e John Jacob Loeb que foi associada ao poster "We can do it" de autoria de J. Howard Miller, apesar da mulher desse poster não se chamar Rosie, e sim, Geraldine Doyle que foi fotografada trabalhando numa fábrica quando tinha 19 anos.

Em 1940, apenas 10%, das mulheres que trabalhavam, estavam em fábricas. Em 1944, esse tipo de emprego já representava 30%. Apesar do salário ser desigual (a média de salário de um homem trabalhando numa fábrica, na guerra, era de U$54.65 por semana, enquanto que as mulheres recebiam apenas U$31.21, pelo mesmo trabalho) e com péssimas condições de trabalho, muitas mulheres cederam ao apelo de "Rosie", que as convenceu que entrar no mercado de trabalho seria um "dever patriótico".

Em 1942, somente entre os meses de janeiro e julho, estima-se que a proporção de empregos "aceitáveis para as mulheres" nos EUA aumentou de 29 para 55%. Em 1945, uma em cada três trabalhadores era uma mulher.

No final da guerra, muitas das mulheres deixaram de trabalhar, mas já tinha sido dado um dos passos mais importantes na história do feminismo, ao provar que as mulheres podiam substituir os homens enquanto trabalhadoras.

Rosie era tida como o ideal de mulher trabalhadora, leal, eficiente, patriótica e bonita e rápidamente os media começaram a descobrir várias personificações de Rosies na vida real. Um desses casos foi Rose Monroe, descoberta pelo ator Walter Pidgeon que procurava uma mulher para participar num pequeno filme e a encontrou na Willow Run Aircraft Factory no Michigan. Rose Monroe, era viúva e como tinha dois filhos pequenos, trabalhava como rebitadeira para poder sustentá-los.

Geraldine Doyle, a inspiradora do poster só veio saber que era ela quem figurava no poster em 1984, ao descobrir a sua fotografia numa revista de 1942, a "Modern Maturity Magazine".


Um comentário:

  1. Pra vc ver né...essa imagem tem um pq,não é só apenas para ilustrar uma mulher...

    o pior,é ver essas coisinhas por aê,fazendo'we can do it' e nem ao menos se 'sustentam' sozinhas...garanto q ficam às custas dos pais,maridos,enfim...
    é FODA!!!

    Bjão meu bem^^

    ResponderExcluir