“Na vida real, eu nasci em 15 de março de 1962″, disse Mafalda em uma carta de apresentação.
E hoje, comemora seus 50 anos. Em 15 de março de 1962, Joaquin Salvador Lavado, mais conhecido como "Quino", criou a personagem para publicitar uma marca de electro-domésticos.
(Mafalda e seu criador, Quino)
Já é uma "senhora de idade", respeitável, apesar de ainda ser uma menininha, uma criança, que se preocupa com o mundo, o futuro e o bem estar do planeta. Essa consciência política, social e ecológica colocada de forma muito bem humorada em suas tirinhas é o que faz da criação máxima de Quino uma das personagens femininas mais incríveis de todos os tempos.
Com uma tartaruga chamada “Democracia” (assim batizada pela lentidão que tem p’ra tudo), a paixão pelos Beatles e um pavor absoluto de sopa, ela conta com a ajuda de seus amigos Felipe, Manolito, e Susanita – e posteriormente a pequena Liberdade (alguma coincidência?) e seu irmão Guille. Cada um trazendo indagações a seu modo. Outro aspecto interessante das tirinhas é que as frases, como “Comienza tu día con una sonrisa, verás lo divertido que es ir por ahí desentonando con todo el mundo” se tornaram clássicas, e são facilmente reconhecíveis.
Infelizmente, Quino decidiu acabar com a publicação das histórias em 25 de Junho de 1973. Desde então, ainda desenhou Mafalda algumas poucas vezes, principalmente para as campanhas de Direitos Humanos.
Eu sou muito apaixonada pela Mafalda! Pena que Quino parou de desenhá-la tão cedo... Mas ainda bem que a internet existe para que possamos partilhar dessas tirinhas tão cheias de humor e sarcasmo por aí. E viva aos 50 anos de Mafalda! *-*
ResponderExcluirhttp://miasodre.blogspot.com/