quinta-feira, 15 de março de 2012

Mafalda completa 50 anos!


“Na vida real, eu nasci em 15 de março de 1962″, disse Mafalda em uma carta de apresentação.

E hoje, comemora seus 50 anos. Em 15 de março de 1962, Joaquin Salvador Lavado, mais conhecido como "Quino", criou a personagem para publicitar uma marca de electro-domésticos.

(Mafalda e seu criador, Quino)

Já é uma "senhora de idade", respeitável, apesar de ainda ser uma menininha, uma criança, que se preocupa com o mundo, o futuro e o bem estar do planeta. Essa consciência política, social e ecológica colocada de forma muito bem humorada em suas tirinhas é o que faz da criação máxima de Quino uma das personagens femininas mais incríveis de todos os tempos.



Com uma tartaruga chamada “Democracia” (assim batizada pela lentidão que tem p’ra tudo), a paixão pelos Beatles e um pavor absoluto de sopa, ela conta com a ajuda de seus amigos Felipe, Manolito, e Susanita – e posteriormente a pequena Liberdade (alguma coincidência?) e seu irmão Guille. Cada um trazendo indagações a seu modo. Outro aspecto interessante das tirinhas é que as frases, como “Comienza tu día con una sonrisa, verás lo divertido que es ir por ahí desentonando con todo el mundo” se tornaram clássicas, e são facilmente reconhecíveis.


Infelizmente, Quino decidiu acabar com a publicação das histórias em 25 de Junho de 1973. Desde então, ainda desenhou Mafalda algumas poucas vezes, principalmente para as campanhas de Direitos Humanos.


Um comentário:

  1. Eu sou muito apaixonada pela Mafalda! Pena que Quino parou de desenhá-la tão cedo... Mas ainda bem que a internet existe para que possamos partilhar dessas tirinhas tão cheias de humor e sarcasmo por aí. E viva aos 50 anos de Mafalda! *-*

    http://miasodre.blogspot.com/

    ResponderExcluir