segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Grande Gatsby

O Grande Gatsby é um romance de 1925, escrito por F. Scott Fitzgerald, um consagrado autor americano. A história faz uma crítica ao tão famoso "Sonho Americano", e se passa na cidade de Long Island (Nova Iorque) no verão de 1922, na chamada, "Era do Jazz". Jay Gatsby é o milionário de passado nebuloso que procura ser aceito pela alta sociedade de Long Island. Ele se envolve com Daisy Buchanan, de quem já fora noivo anos atrás, quando ela o trocou por Tom Buchanan, um rico jogador de futebol. Tom tem um caso com Myrtle Wilson, casada com um comerciante, o que torna Daisy infeliz. Daisy é prima de Nick Carraway, amigo de Jay, e quer que ele namore Jordan Baker. A interação entre esses personagens, a morte violenta de um deles e ainda as revelações sobre a vida pregressa de Jay conduzem o filme a um final trágico.

F. Scott Fitzgerald

O livro já ganhou quatro adaptações para o cinema e ganha a sua quinta no próximo ano. A primeira adaptação foi em 1926, com Warner Baxter e Lois Wilson, nos papéis principais, Já a segunda, foi em 1949, com Alan Ladd e Betty Field, foi dirigido por Elliott Nugent. A terceira, em 1974, teve Robert Redford e Mia Farrow, foi dirigido por Jack Clayton e teve o roteiro de Francis Ford Coppola e do próprio Fitzgerald. Na quarta versão, que foi feita apenas para TV, e trouxe nos papéis principais, Toby Stephens e Mira Sorvino.

 (Primeira e segunda versões, 1926 e 1949)

(Terceira e quarta versões, 1974 e 2000)

E no ano que vem, será lançada a quinta versão, que traz Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan nos papéis de Jay Gatsby e Daisy Buchanan, além de Tobey MacGuire vivendo o narrador e melhor amigo de Jay, Nick Carraway. A história, segundo a sinopse, é bem fiel ao livro, e eu estou aguardando ansiosamente pela estréia.







Um comentário:

  1. eu também tô ansiosa, 1. porque a história é incrível, 2. porque é o Leo <3 e 3. esses figurinos! certeza que vai acabar concorrendo ao Oscar.

    ;*

    ResponderExcluir